Oficina de Trekking no Gerês

17 a 19 set 2021

Aprende os princípios fundamentais para melhor preparares as tuas caminhadas.

Junta-te aos nossos guias Tiago Costa e António Luís Campos num fim de semana de workshops e atividades práticas, onde te vamos ensinar a escolher vestuário, calçado e o equipamento adequado, falar-te de alimentação, princípios básicos de orientação e explicar-te como preparar a mochila da melhor forma. Depois irás aplicar estes conceitos no terreno, percorrendo dois dos melhores trilhos do Parque Nacional da Peneda Gerês.

  • Impacto cultural
    Atividade sem impacto cultural.
  • Esforço físico
    Realizamos duas caminhadas, uma de 4 horas e outra de 2 horas.
  • Nível de conforto
    Dormimos duas noites em camaratas mistas com casa de banho partilhada.

17 a 19 set 2021

220 €3 Dias

Número de viajantes

220€ por viajante

Percurso

Dia 1Campo do Gerês

Este dia é reservado à viagem até ao Gerês, onde deverás chegar ao fim do dia. O Tiago e o António esperam-te no nosso alojamento, para te receber e acomodar.

Alimentação: -
Dormida: Camarata mista

Dia 2Workshop + Trekking Pé do Cabril

Começamos o dia com dois workshops. Separamos o grupo em dois e cada um terá uma sessão com um formador. Num módulo abordamos o equipamento, onde analisamos as diferentes opções de vestuário e calçado. Noutro a orientação em percursos marcados, onde falamos das normas dos GR e PR, e como tirar o melhor partido das aplicações digitais de navegação, em particular o Wikiloc. 
Aproveitamos o ar livre para um piquenique (não fornecido), antes do início da nossa tarde prática. É uma excelente oportunidade para testarmos soluções de alimentação e trocarmos receitas e dicas.

De tarde, partimos para uma das zonas altas da serra, onde vamos pôr em prática a navegação no terreno ao longo da caminhada do Pé do Cabril. No fim do dia, descemos de volta ao vale para um merecido jantar e um serão passado à conversa.

Alimentação: Pequeno-almoço e jantar
Dormida: Camarata mista

Dia 3Workshop + Trekking Fenda da Calcedónia

Começamos novamente o dia com dois workshops. Abordamos a escolha de uma mochila de trekking e também como a preparar, arrumar e ajustar ao nosso corpo. Falamos ainda das melhores soluções para nutrição em caminhadas de um dia e consideraremos os melhores tipos de comida e bebida para as tuas saídas.

Após um almoço numa das tabernas locais, e para terminar o nosso fim de semana, enfrentamos o desafio do trilho da Fenda da Calcedónia. Este afloramento rochoso, que protegia um povoado na Idade do Ferro, é agora o destino de um dos caminhos mais interessantes do Gerês, famoso pela fenda que o rasga e que iremos percorrer. 

Alimentação: Pequeno-almoço e almoço
Dormida: -

Inclui:

2 noites em camarata mista com casa de banho partilhada
2 pequenos-almoços
Jantar de sábado
Almoço de domingo

Exclui:

Jantar de sexta-feira
Almoço pic-nic de sábado
Deslocações

Perguntas Frequentes

  • Preciso ter alguma experiência para participar nesta Oficina?

    Esta é uma oficina de iniciação, para a qual não é preciso ter experiência em montanha. Terás apenas de ser capaz de progredir em terreno montanhoso, com rochas e piso irregular, com desníveis moderados.

  • Qual a melhor forma de chegar até ao Gerês?

    A viagem até ao ponto de encontro é da responsabilidade de cada participante, mas a Nomad incentiva a partilha de transporte. Por isso, se estiveres interessado nesta opção, fala connosco para te pormos em contacto com outros viajantes. Os transportes públicos para o Gerês são limitados.

  • Como são os alojamentos?

    Durante esta Oficina iremos dormir camaratas mistas com WC partilhados.

  • Como é a alimentação?

    Os jantares estão incluídos, assim como os pequenos-almoços e o almoço de Domingo. O almoço de sábado será piquenique, para o qual deverás levar a tua comida de casa, uma vez que no local não será viável fazer compras.

  • Posso inscrever-me sozinho? Isso acarreta algum custo adicional ao valor da viagem?

    Podes. A maior parte dos nossos viajantes viaja sozinho, sem qualquer alteração ao preço.

  • Que equipamento é necessário levar?

    É fundamental teres uma mochila de trekking entre 20 a 30 litros, para as caminhadas, onde levarás comida, roupa e água. Botas de trekking e casaco impermeável são também essenciais, e bastões de trekking bastante úteis.

Resumo de viagem

Destinos

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Atividades

Workshop, Trekking, Orientação

Dormida

Camarata mista: 2 noites

Reservas

Min: 10 | Max: 20

Testemunhos

Um fim de semana que abriu os horizontes do meio natural.
Rute A.