Oficina de Trekking na Serra da Estrela

10 a 12 set 2021

Evolui nos teus conhecimentos e aprende sobre orientação e acampamento em montanha.

Na companhia dos nossos guias de trekking Tiago Costa e Manuel Lage percorrerás, de mochila às costas, a zona mais alta da Serra da Estrela. Num fim de semana prático, em que a formação incidirá na orientação em trekking com acampamento, vais aprender a orientares-te através de mapa e bússola e a selecionar e montar o local para acampar.

  • Impacto cultural
    Atividade sem impacto cultural.
  • Esforço físico
    Caminhamos cerca de cinco horas por dia com a mochila às costas (aproximadamente 8 kg).
  • Nível de conforto
    Dormimos uma noite em camaratas mistas com casa de banho partilhada e outra noite em tenda sem casa de banho.

10 a 12 set 2021

190 €3 Dias

Número de viajantes

190€ por viajante

Percurso

Dia 1Penhas da Saúde

Este dia está reservado à tua viagem até à Serra da Estrela, onde deverás chegar ao fim da tarde.

Alimentação: -
Dormida: Camarata mista

Dia 2Torre - Covão da Ametade

Iniciamos o dia com uma revisão do equipamento necessário para este fim de semana. No processo vamos ajudar-te a validar as tuas escolhas e a afinar alguns detalhes de última hora. Depois, partimos para a Torre, onde começamos o nosso trekking. Divididos em dois grupos de sete, partimos com a supervisão de um formador para a Rota do Maciço Central, onde irás pôr em prática várias técnicas de orientação e progressão em terreno montanhoso.

O grupo volta a reunir-se ao final da tarde no Covão d’Ametade para montar acampamento e partilhar o jantar. Para terminar o dia vamos abordar a escolha do local para acampar, tendas e sistemas de dormida, assim como uma introdução à alimentação em autonomia.

Alimentação: Pequeno-almoço
Dormida: Tenda

Dia 3Covão da Ametade - Torre

Depois da noite na tenda, começamos o dia com uma troca de impressões sobre como cada um passou a noite. Aproveitamos o pequeno-almoço para aprofundar mais algumas noções de alimentação em autonomia, abordando temas como a purificação de água.

Após desmontar o acampamento, voltamos a separar-nos em dois grupos para retomar a Rota do Maciço Central. Devido à sua altitude, o maciço central constitui um local único no país, contribuindo para a preservação de espécies raras e ancestrais como o zimbro-rasteiro, o cervum ou o arando, sendo também o habitat de espécies como a águia de Bonelli, o bufo-real, a águia-cobreira, a víbora-cornuda e o falcão-peregrino. Este terreno agreste é o cenário ideal para treinarmos técnicas que podemos colocar depois em prática em cadeias montanhosas mais inóspitas.

Alimentação: -
Dormida: -

Inclui:

1 noite em camarata mista com casa de banho partilhada
1 noite em tenda de 2 pessoas
1 pequeno-almoço

Exclui:

Transportes
Alimentação

Perguntas Frequentes

  • Quais os requisitos para participar?

    Deverás ser capaz de carregar uma mochila com cerca de 8 a 10kg durante caminhadas de 4 a 6 horas em terreno montanhoso. Terás também de estar confortável a acampar, partilhar a tenda com outras pessoas e comer comida pré-cozinhada e confeccionada em fogão de campismo.

  • Preciso ter tenda?

    Não. A Nomad irá fornecer-te a tenda para a tua dormida no Covão D’Ametade.

  • Qual a melhor forma de chegar até à Serra da Estrela?

    A viagem até ao ponto de encontro é da responsabilidade de cada participante, mas a Nomad incentiva a partilha de transporte. Por isso, se estiveres interessado nesta opção, fala connosco para te pormos em contacto com outros viajantes. Os transportes públicos para o topo da Estrela são muito limitados.

  • Como são os alojamentos durante a viagem?

    Durante esta Oficina estaremos na primeira noite numa Pousada de Juventude, com camaratas mistas e WC partilhados. Na segunda noite montaremos as nossas tendas (de 2 pessoas), pelo que terás de partilhar a tenda com um outro membro do grupo. Não fornecemos e terás e levar contigo, na mochila, saco de cama e colchonete (espuma ou insuflável).

  • Como é a alimentação?

    Com a exeção do pequeno-almoço de sábado, a alimentação não está incluída. Deverás levar de casa dois almoços pic-nic, um jantar e o pequeno-almoço para domingo. Após a inscrição na oficina receberás mais detalhes sobre os alimentos mais adequados para levar.

  • Que equipamento é necessário levar?

    Para esta Oficina as tendas serão disponibilizadas pela organização, e terás de levar e transportar saco de cama e colchão de campismo próprios. Além disso é fundamental teres uma mochila de trekking de pelo menos 50 litros, com ajustes na cintura, peito e alças, onde levarás parte da tenda que utilizarás (dividida por duas pessoas, cerca de 1kg por pessoa). Botas de trekking e casaco impermeável são também essenciais e bastões de trekking bastante úteis.

Resumo de viagem

Destinos

Serra da Estrela

Atividades

Orientação, Trekking, Acampamento

Dormida

Camarata mista: 1 noite, Tenda: 1 noite

Reservas

Min: 10 | Max: 14