Viagem Confirmada

Cinco Lagoas de Gredos

07 a 10 jun 2024

CAMPO TREINO DA ACADEMIA OUTDOOR NOMAD

No coração do Maciço Central, uma das cadeias montanhosas mais importantes da Península Ibérica, encontra-se a Serra de Gredos. Uma área natural protegida, caracterizada pelos seus imponentes cumes graníticos e profundos vales glaciares, onde ainda é possível encontrar a cabra-montesa Ibex dos Pirenéus. É neste cenário alpino que a Academia Outdoor Nomad desenrola este Campo de Treino de trekking em autonomia. Durante três dias de travessia, terás oportunidade de desafiar as tuas capacidades de progressão em terreno montanhoso, ao mesmo tempo que aprimoras as tuas competências de acampamento em ambiente Leave No Trace.



Academia Outdoor Nomad 

Estes programas destacam-se significativamente das viagens oferecidas pela Nomad. Os Campos de Treino da Academia Outdoor foram desenhados para aqueles que possuem experiência em trekking e procuram embarcar num desafio onde a sua participação é essencial para atingir o sucesso. Os itinerários são mais flexíveis e envoltos numa considerável dose de incerteza, o que intensifica a sensação de aventura.
Sabe mais sobre a Academia Outdoor aqui.

  • Impacto cultural
    Região com costumes muito semelhantes aos que estás habituado.
  • Esforço físico
    Caminhadas de, em média, sete horas por dia em ambiente de montanha com a mochila às costas (15 kg).
  • Nível de conforto
    Dormimos num albergue e em acampamento de montanha.

07 a 10 jun 2024

350 €4 Dias

Número de viajantes

350€ por viajante

Percurso

Dia 1Hoyos de Espino

O nosso Monitor estará à tua espera no alojamento na pacata aldeia de Hoyos de Espino. Após a tua chegada será realizada uma última verificação de equipamento.

Alimentação: -
Dormida: Albergue

Dia 2Trekking Cinco Lagoas

O objetivo é realizar uma travessia circular com a duração de três dias. O itinerário final está em aberto e será ajustado no local pelo grupo, com a assistência do nosso monitor, que irá facilitar o trabalho em equipa e orientar o grupo na tomada de decisões. Isso inclui a avaliação dos locais de acampamento (dica: procura fontes de água no mapa), a identificação dos melhores caminhos para percorrer o território e depois a aplicação dessas informações durante a travessia. O terreno desafiador da Serra de Gredos oferece as oportunidades ideiais para o desenvolvermos competências essênciais para o trekking e o montanhismo. Estes próximos dias irão dar-te confiança para sonhares com outros objectivos. 

Alimentação: -
Dormida: Tenda

Dia 3Trekking Lagoa Grande

Após um dia a caminhar entre cumes de granito e lagoas cristalinas, o nosso corpo adapta-se rapidamente à cadência da autonomia. Acordar, preparar o pequeno-almoço, desmontar a tenda... Um ritual que nos reconecta com um ritmo mais natural. Continuamos a nossa progressão, quase certamente pela parte mais alta da montanha, ligando o vale das Cinco Lagoas ao vale da Lagoa Grande. Este dia é dedicado a explorar a zona mais alpina da Serra de Gredos e a sua topografia irregular, uma paisagem moldada pelos antigos glaciares que cobriam toda a região. A progressão será, sem dúvida, desafiante, com a superação de obstáculos formados pelos blocos que remanescem das antigas moreias. Montamos acampamento algures entre a Lagoa Grande e o início da Garganta de Gredos.

Alimentação: -
Dormida: Tenda

Dia 4Trekking Garganta Gredos

A paisagem começa a mudar, com a água que corre pela Garganta de Gredos a servir como artéria de vida deste vale. Charcos e prados começam agora a ocupar a paisagem que, até então, era dominada pelo granito. Este terreno traz-nos novos desafios à medida que avançamos: onde devemos atravessar o rio? Como passar por aquela turfa? À medida que avançamos, a montanha deixa para trás a sua austeridade e dá lugar à vitalidade dos bosques de carvalhos e dos prados de pastoreio. Ao final do dia, chegamos a Navaperal de Tormes, onde concluímos o programa, permitindo-nos regressar a Portugal no mesmo dia.

Alimentação: -
Dormida: Albergue

Inclui:

Acompanhamento do Monitor Academia Outdoor Nomad
Equipamento colectivo de acampamento
Alojamento durante todo o programa

Exclui:

Alimentação não especificada
Equipamento individual de acampamento (ex: saco cama, colchão, etc)
Seguro pessoal
Atividades não especificadas
Extras pessoais

Perguntas Frequentes

  • Qual a diferença entre os programas da Academia Outdoor e as viagens da Nomad?

    Os programas da Academia Outdoor não são viagens guiadas. São formações concebidas com base na aprendizagem através da experiência. Com a supervisão do nosso monitor, irás assumir a liderança, adquirir novas competências e aumentar a tua autonomia.

Resumo de viagem

Destinos

Serra de Gredos

Atividades

Trekking em Autonomia. Campo de Treino.

Dormida

Albergue: 1 noite, Tenda: 2 noites

Reservas

Min: 6 | Max: 12