Primavera na Lousã
1 a 3 de Maio 2026
À medida que a primavera se anuncia, com dias cada vez mais longos e soalheiros, flores silvestres a despontarem nos campos e pequenas folhas a brotarem nos ramos, reconhecemos os sinais subtis mas inevitáveis de mudança. Estamos perante uma explosão de vida na natureza, um novo ciclo que nos inspira à descoberta e nos convida a abrir espaço para novas possibilidades e amizades. É um momento para sorver as cores, odores e sabores da floresta, para nos levantarmos e deitarmos com o sol, redescobrindo a simplicidade das nossas rotinas. Um convite a deixar a cidade para trás, encontrar refúgio e usufruir desta nova energia.
Convidamos-te a celebrar a chegada da primavera num fim de semana na Serra da Lousã, onde percorreremos os seus caminhos, que se entrelaçam entre levadas e bosques. A cada passo, descobrirás recantos e becos onde é difícil dizer se foram moldados pelo Homem ou pela Natureza.
Caminharemos tranquilamente por entre a vegetação, onde imponentes castanheiros e vetustos carvalhos se erguem como guardiões de uma floresta primitiva em risco. Entre a jovem folhagem, poderás, com sorte, avistar veados e corços, companheiros silenciosos da nossa jornada.
Ao final do dia, quando os últimos raios de sol desaparecerem por detrás das montanhas, reunir-nos-emos à mesa para um momento de genuína conexão. Aqui, as diferenças esbatem-se e forma-se uma comunidade temporária, unida pela memória deste encontro singular.
Junta-te a nós neste fim de semana dinamizado pelo António Luís Campos, que te guiará pelos melhores trilhos da Lousã e pelas ruelas apertadas das remotas Aldeias do Xisto. Passaremos uma noite isolados de tudo, celebrando juntos a nova vida que a primavera nos traz!
A participação no evento, limitado a 11 participantes, tem uma inscrição no valor de 275€, que inclui duas noites em camaratas de ocupação mista, com pequeno-almoço, um almoço e um jantar.
Anfitrião do Evento

António Luís Campos
Fotógrafo ávido por contar histórias
Amante do trekking e da montanha, o António viveu nos Pirenéus, em Espanha e depois na Polónia, conhecendo a fundo a Europa Central. Cruza o mundo da reportagem fotojornalística com a profunda paixão pela natureza e pela exploração.
Guia de trekking na Nomad desde 2011 e formador da Academia Outdoor Nomad. É também colaborador da National Geographic desde 2003, sente-se atraído pelo isolamento das paisagens insulares e pelos vastos horizontes alpinos.
Recentemente empreendeu uma série de viagens a várias cadeias montanhosas em diferentes continentes, incluindo Himalaias e Andes, com ascensões a cumes acima dos 6000 de atitude. É também um entusiasta de viagens invernais, o que o levou à montanha Storvatteshagna, no coração da Suécia.