Oficina de Trekking

18 a 20 Setembro 2020
Gerês

Vem explorar o Gerês e aprender como preparar melhor as tuas caminhadas.

Junta-te aos nossos guias de trekking António Luís Campos e Tiago Costa durante dois dias no Gerês. Nesta oficina prática sobre trekking, vais aprender novas ferramentas e alguns truques para preparares melhor as tuas caminhadas. Vamos ensinar-te a escolher vestuário, calçado e equipamento adequados, falar-te de estratégias de alimentação e princípios básicos de orientação, e explicar-te como preparar a mochila da melhor forma.



Preço: 150€
18, 19 e 20 de setembro de 2020

limitado a 20 participantes
inclui alojamento e alimentação*

Parque Nacional da Peneda Gerês

Já foi o habitat de ursos e ainda é povoado pelos últimos lobos ibéricos. Considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, o Gerês é o único parque nacional português.

PROGRAMA

Sexta-feira

18h00 - 21h00 Receção
A nossa equipa estará à tua espera no alojamento no Campo do Gerês para te receber.

22h00 Palestra: Em busca do Storvätteshågna
Para nos inspirarmos, começamos o nosso fim de semana com uma apresentação do António Luís Campos sobre o trekking até ao Storvätteshågna, o pico mais alto da serra Långfjället, na Suécia.

Sábado

8h30 Pequeno-almoço

10h00 Workshop: Vestuário + Orientação
Separamos o nosso grupo em dois e cada um terá uma sessão com um monitor.
Na sessão de vestuário, vais aprender sobre materiais, conhecer todas as dicas para comprar equipamento. Vamos debater também soluções práticas para diversos cenários.
No módulo de orientação, ensinamos-te os princípios básicos da cartografia, as normas e regras dos percursos marcados (como GR e PR) e as melhores ferramentas digitais de orientação.  

11h00 Pausa

11h30 Workshop: Orientação + Vestuário
Na segunda parte da manhã, os grupos trocam de módulo. 

12h30 Pausa

13h00 Piquenique*
Aproveitamos o ar livre para um piquenique (não incluído), antes do início da nossa tarde prática. É uma excelente oportunidade para testarmos soluções de alimentação e trocarmos receitas e dicas.

15h00 Exercício de Orientação
Vamos pôr em prática o que aprendemos de manhã, com uma caminhada na zona do Pé do Cabril. Divididos em dois grupos, partimos para uma das zonas altas da serra. Vais poder aplicar as teorias de navegação no terreno, realizando um conjunto de desafios de orientação ao longo da caminhada.

20h00 Jantar
Espera-nos um merecido jantar, seguido de um serão passado à conversa.

Domingo

8h30 Pequeno-almoço

10h00 Workshop: Mochila + Alimentação
Dividimos o grupo novamente em dois, para as atividades da primeira parte da manhã.
Um dos grupos vai abordar os cuidados a ter na escolha de uma mochila de trekking - uma das mais importantes peças de equipamento -, e também como a preparar, arrumar e ajustar ao nosso corpo.
O segundo grupo estará focado nas opções de nutrição e hidratação durante as atividades de caminhada, considerando os melhores tipos de comida e bebida para as saídas de campo.

11h00 Pausa

11h30 Workshop: Alimentação + Mochila
Na segunda parte da manhã, os grupos trocam de módulo. 

12h30 Pausa

13h00 Almoço
O almoço de hoje será à mesa, com tempo para partilharmos algumas histórias e mantermos a troca de conhecimentos, enquanto repomos energias para a o programa da tarde.

15h00 Caminhada da Fenda da Calcedónia
Para terminar o nosso fim de semana, percorremos o trilho da Fenda da Calcedónia. Este afloramento rochoso, que protegia um povoado na Idade do Ferro, é agora o destino de um dos caminhos mais conhecidos do Gerês, famoso pela fenda que o rasga e que iremos percorrer.

19h00 Fim do programa

FORMADORES

António Luís Campos

sabe mais >

Tiago Costa

sabe mais >