Oficina de Trekking nos Picos de Europa

27 Julho a 1 de Agosto 2021

Esta oficina vai levar-te por alguns dos caminhos mais selvagens dos Picos de Europa.

Junta-te aos nossos guias de trekking António Luís Campos e Tiago Costa numa travessia pelo Maciço Ocidental dos Picos de Europa. Ao longo desta oficina vais ganhar as competências necessárias para percorreres com confiança terreno montanhoso em período estival.

A oficina começa ainda em Portugal, com conversas preparatórias via chat, onde os nossos guias te ajudam a preparares esta aventura. Depois, já na montanha, vais aprender como se escolhem os melhores caminhos, como preparar um bivaque, estratégias de alimentação para autonomia, orientação, como estar em segurança e como activar socorro e resgate em caso de acidente.

Queremos que no fim desta oficina estejas confiante em preparares trekkings em autonomia e melhor equipado para começares a sonhar com expedições mais ambiciosas.



Preço: 850€
27 julho a 1 de agosto de 2021

limitado a 12 participantes

Parque Nacional dos Picos de Europa

Reserva Biosfera da UNESCO, os Picos de Europa são um santuário da natureza ibérica, onde lobos e ursos, abutres e urogalos partilham um ecossistema cristalino.

PROGRAMA

Dia 1 Chegada a Santa Mariana de Valdeón
O primeiro dia está reservado para a tua viagem entre Portugal e os Picos de Europa, onde te esperarão o Tiago e o António.
Esta deslocação é da responsabilidade de cada formando, mas podes contactar-nos caso tenhas interesse em partilhar transporte. Após te instalares em Santa Mariana, iniciamos a nossa formação abordando o equipamento e alimentação, preparando-nos para o inicio da travessia no dia seguinte.

Alimentação: Jantar
Dormida: Albergue


Dia 2 Trekking Vega Huerta
Hoje o nosso objetivo é chegar até ao sopé da imponente parede sul da Peña Santa, onde iremos passar a noite em bivaque. Começamos o dia por caminhos rurais, depois por bosques de faias, até atingir a cota mais alta e entrar no reino da alta montanha do maciço ocidental dos Picos de Europa, que só abandonaremos no último dia. Passamos o final da tarde a montar o bivaque e a preparar a nossa refeição. Este será um dos pontos fundamentais a nossa formação, ensinar-te a realizar um bivaque planeado e improvisado, assim como a confecção de alimentação em regime de autonomia.

Alimentação: Pequeno-almoço
Dormida: Bivaque


Dia 3 Trekking Vegarredonda
Continuamos a nossa caminhada por entre os gigantes dos Picos de Europa. A paisagem de hoje será um contraste com o dia de ontem, fazendo-nos sentir no coração do sector Oeste da cordilheira. Ao longo do dia falamos sobre as boas práticas para estar em segurança em montanha e sobre o funcionamento dos refúgios. Fazemos o paralelismo deste terreno e outras cordilheiras à volta do mundo, abordando também os procedimentos de busca e salvamento em caso de acidente.

Alimentação: Jantar
Dormida: Refúgio


Dia 4 Trekking Vega Ario
Hoje aguarda-nos a etapa mais exigente da nossa travessia. Caminhamos praticando técnicas de orientação em montanha, em território rochoso, já que neste sector não há um caminho definido a seguir. Vamos usar as dificuldades do terreno para por em prática várias técnicas de orientação, desde a utilização de mapa e bússola até à sua combinação com o GPS do inReach e a app GAIA.

Alimentação: Pequeno-almoço, Jantar
Dormida: Refúgio


Dia 5 Trekking Canal do Trea e Garganta do Cares
Iniciamos o último dia enfrentando a imponente descida do canal do Trea. A paisagem árida da alta montanha fica para trás, para nos embrenharmos na floresta até chegarmos à parte final da garganta do Cares. Se tudo correr como planeado, estaremos em Caín a tempo de celebrar com um almoço num dos restaurantes locais, antes de apanhar o transporte de regresso a Santa Marina de Valdeon. Teremos a parte da tarde para usufruir deste magnífico vale e fechar a nossa formação com um resumo final e avaliação da atividade.

Alimentação: Pequeno-almoço, Jantar
Dormida: Albergue


Dia 6 - Santa Mariana de Valdeón
A viagem chega ao fim depois do último pequeno-almoço em grupo. Despedimo-nos do vale de Valdeón e, tal como no primeiro dia, cada viajante é responsável pelo regresso a Portugal.

Alimentação: Pequeno-almoço
Dormida: -

FORMADORES

António Luís Campos

Sabe mais >

Tiago Costa

Sabe mais >

vê todas as oficinas de trekking

Serra do Gerês • Picos de Europa • Serra da Estrela • Somiedo
brevemente >