Oficina de Trekking no Gerês

17 a 19 Setembro 2021

Aprende os princípios fundamentais para melhor preparares as tuas caminhadas.

Junta-te aos nossos guias de trekking António Luís Campos e Tiago Costa no Gerês, para uma oficina prática sobre trekking, onde vais aprender a melhor preparares as tuas caminhadas. Vamos ensinar-te a escolher vestuário, calçado e o equipamento adequado, falar-te de alimentação, princípios básicos de orientação e explicar-te como preparar a mochila da melhor forma.


Preço: 220€
17, 18 e 19 de setembro de 2021

Parque Nacional da Peneda Gerês

Já foi o habitat de ursos e ainda é povoado pelos últimos lobos ibéricos. Considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, o Gerês é o único parque nacional português.

PROGRAMA

Sexta

Este dia é reservado para que realizes a viagem até ao Gerês, onde deverás chegar ao fim do dia.

Sábado

Começamos o dia com dois workshops. Um sobre equipamento, onde analisamos as diferentes opções de vestuário e calçado. Noutro, sobre orientação, ensinamos-te os princípios básicos da cartografia, as normas dos percursos marcados (como GR e PR) e como tirar o melhor partido das aplicações digitais de navegação, em particular o Wikiloc. De tarde partimos para uma das zonas altas da serra, onde vamos pôr em prática a navegação no terreno ao longo da caminhada no Pé do Cabril. 

Domingo

Começamos novamente o dia com dois workshops. Abordamos a escolha de uma mochila de trekking e também como a preparar, arrumar e ajustar ao nosso corpo. Falamos também das melhores soluções para nutrição em caminhadas de um dia, consideraremos os melhores tipos de comida e bebida para as tuas saídas. Para terminar o nosso fim de semana, enfrentamos o desafio do trilho da Fenda da Calcedónia. Este afloramento rochoso, que protegia um povoado na Idade do Ferro, é agora o destino de um dos caminhos mais interessantes do Gerês, famoso pela fenda que o rasga e que iremos percorrer.

FORMADORES

António Luís Campos

sabe mais >

Tiago Costa

sabe mais >