The Thin Line

Uma reportagem fotográfica que, ao retratar o quotidiano nas fronteiras, promove uma reflexão sobre o que separa - física e metaforicamente - os países da Europa.

The Thin Line é um projeto de fotografia documental, da autoria do Colectivo Photo.

A proposta é olhar, refletir e iniciar um diálogo sobre as fronteiras e o que elas representam. A pertinência desta reportagem evidencia-se, numa altura em que os ideais nacionalistas, que apelam ao reforço das fronteiras, parecem ganhar força, em detrimento do ideal europeu de união.

The Thin Line x Bolsa de Exploração Nomad

Eslovénia, Hungria, Austria, Republica Checa, Polónia, Alemanha, Grécia, Bulgária e Roménia

Com vista a produzir um retrato tão completo e abrangente quanto possível, e graças ao financiamento da Bolsa de Exploração Nomad, os membros do Colectivo preparam-se para voltar ao terreno e pôr em prática a segunda fase do projeto The Thin Line. Desta feita, com as agulhas apontadas para a região leste da Europa.

O compromisso da Nomad assenta no conhecimento como descodificador do Mundo em que vivemos e a proposta do Colectivo vai de encontro a esta mesma premissa. De facto, o projeto The Thin Line procura compreender e transmitir a complexidade do quotidiano num território liquido, manifesto na paisagem natural e construída, bem como nas pessoas que ali habitam.

O clima actual aponta para a tendência de endurecimento de fronteiras, ameaçando travar um processo evolutivo que moldou e definiu as gerações contemporâneas. Nos territórios fronteiriços vive-se de forma acentuada aquilo que se afigura como um retrocesso, com repercussões políticas, sociais e culturais. Estas zonas limítrofes, que tanto ligam quanto separam, são locais privilegiados para analisar, questionar e problematizar as transformações em curso.

Fronteiras da Europa: uma área cinzenta

O Acordo de Schengen, celebrado em 1985, significou o desvanecer das fronteiras como até então as conhecíamos, estabelecendo a liberdade de circulação entre os países signatários. No plano concreto, apenas montanhas, rios e linhas imaginárias dividiam países. Se por um lado se verificou o dissipar das fronteiras políticas, por outro, permaneceram os limites ideológicos que as mesmas representam.

Nesta encruzilhada, marcada por ambiguidades e contradições, territórios e comunidades moldam-se mutuamente do ponto de vista físico, humano e simbólico. 

A fronteira não é então um espaço desprovido de sentido mas sim um lugar (re)habitável. Um lugar afectivo, que simboliza a transição. Um lugar que se configura algures entre a subtileza dos  pontos de contacto e agudeza das diferenças - e vice-versa.

The Thin Line pretende traçar o complexo mapa das fronteiras, assinalando, fotografia a fotografia, um ponto de paragem que propõe uma reflexão sobre o passado e o futuro do território. 

Nos últimos anos, os membros do Colectivo têm percorrido as fronteiras da União Europeia, em jornadas que abrangem territórios de este a oeste, fazendo um levantamento independente das nuances políticas, sociais e culturais. O corpo de trabalho que daí resulta é depois exposto ao público, em apresentações e publicações.

A bolsa atribuída pela VSCO Artist Initiative, permitiu ao Colectivo Photo lançar-se nesta jornada e dar vida ao projeto The Thin Line. A Bolsa de Exploração Nomad vai financiar a segunda fase, que permitirá cobrir uma área mais extensa e contar novas estórias, que enriquecem a história.


"Muitas histórias poderiam ter sido contadas ao longo do tempo que ali passamos e dos quilómetros que percorremos a viajar pelas fronteiras. Muitas delas ficarão para sempre gravadas na minha memória. Mas a história comum é a paisagem desigual, perfurada, cheia de paradoxos, onde nada é o que parece."

Miguel Proença, Colectivo Photo

Calendário

Como resultado da colaboração entre a Nomad e o Colectivo Photo, o projeto The Thin Line terá as seguintes manifestações em 2018:

Março

Pré-lançamento da publicação The Thin Line.

Abril, Maio e Junho

Acompanhento, através das redes sociais, dos bastidores do projeto e do trabalho dos fotógrafos no terreno.

Setembro

Publicação de três reportagens no site Nomad.

Novembro

Inauguração da exposição fotográfica na Galeria Manifesto. 
Lançamento da publicação The Thin Line.

Siga, a par e passo, o projeto The Thin Line x Bolsa de Exploração Nomad no seu e-mail.