Mostra de Cinema de Viagem e Aventura

Mercado Municipal de Matosinhos
13, 14 e 15 de Setembro às 21h30
Entrada livre

A Nomad promove a segunda edição da Mostra de Cinema de Viagem e Aventura, que leva ao Mercado de Matosinhos filmes que nos querem inspirar a explorar e proteger o nosso planeta.


Com destaque para o filme "Blue Heart" da Patagónia e a participação do Johnny Harris criador da série documental Vox Borders.

Programação

Quinta-feira, 13 Setembro

21h30: Abertura da Mostra de Cinema
Mercado de Matosinhos
entrada livre

Sexta-feira, 14 Setembro

10h00: Sessão de esclarecimento Bolsa Exploração Nomad
Manifesto
evento gratuito sujeito a inscrição

17h00: Exibição "Vox Borders"
em contínuo, não comentada
Manifesto
entrada livre

21h30: Início da projeção da Mostra de Cinema
Mercado de Matosinhos
entrada livre

Sábado, 15 Setembro

10h00: Masterclass "Multimedia Storytelling" com Johnny Harris
Manifesto
esgotado

17h00: Debate "Rios Livres"
Manifesto
entrada livre

21h30: Início da projeção da Mostra de Cinema
com a participação de Johnny Harris

Mercado de Matosinhos
entrada livre

23h30: Encerramento da Mostra com Vadiagem Outdoors
saída noturna de bicicleta
evento gratuito sujeito a inscrição

Vox Borders

As fronteiras podem ser traçadas pelos governos, mas são as pessoas que vivem dentro dos seus limites. Quer seja no Pólo Norte, em África ou nos Himalaias, as linhas que usamos para dividir o planeta que habitamos têm, e sempre tiveram, um papel decisivo no passado, presente e no futuro de milhões de pessoas.

“O meu nome é Johnny Harris e sou jornalista na Vox. Passei o último ano a ouvir relatos de pessoas que vivem no limiar das fronteiras, territórios onde as relações internacionais fervilham e as decisões governamentais se desenrolam à escala humana. O resultado desta jornada foi uma série de seis documentários que retratam as histórias humanas por trás das linhas que vemos nos mapas.

Johnny Harris estará connosco no sábado para falar sobre este seu projeto. Primeiro através da Masterclass de “Multimedia Storyrtelling”, e à noite, durante a Mostra de Cinema de Viagem Aventura.

Blue Heart

Projeção no Sábado, 15 Setembro, às 21h30.

Os rios da Europa estão em perigo. A construção de cada vez mais barragens, sob o mote das energias renováveis e limpas, está a destruir habitats naturais e a desalojar populações. Ao contrário da energia solar ou eólica, a energia hidráulica tem sido responsável por levar espécies à extinção, prejudicar as comunidades locais e  agravar os efeitos das alterações climáticas. 

Yvon Chouinard, fundador da marca Patagónia, acredita que uma das missões da sua marca é a sensibilização para a proteção do nosso planeta - e isso inclui prestar atenção a ameaças que possam estar a ser desvalorizados ou incompreendidas. É neste contexto que surge o filme “Blue Heart”, uma chamada de atenção para o impacto real da construção de barragens nos rios europeus.