Atualizações Covid-19

Na Nomad estamos em monitorização constante dos destinos onde operamos, através de fontes oficiais e da nossa rede de contactos locais.  Consulta abaixo o impacto do Covid-19 nas viagens Nomad.  

Descodificar o mundo através da viagem é a nossa paixão. No entanto, a segurança dos nossos viajantes é a maior preocupação da Nomad. Sabemos que o ímpeto de viajar é grande, mas somos os primeiros a alterar um programa ou a cancelá-lo caso os riscos de segurança subam consideravelmente. 

Ao longo de mais de uma década de atividade vimo-nos várias vezes na contingência de realizar alterações significativas em viagens por fenómenos de saúde pública, ordem natural ou convulsões políticas, tumultos e guerras. Toda a estrutura Nomad, dos líderes às equipas operacionais que os acompanham no terreno, passando pelos técnicos baseados na nossa sede, no Porto, está em permanente contacto para ativar planos alternativos, sempre que necessário.

Acreditamos ainda que é obrigação da Nomad monitorizar e comunicar as condições reais dos destinos onde operamos de forma atualizada para que o ato individual de viajar seja responsável e consciente.

Abaixo, podes consultar o estado das viagens que estão no foco da nossa atenção e são mais propensas a sofrer alterações. As viagens não listadas abaixo estão programadas para se realizarem normalmente, sem qualquer alteração.

Os estados descritos não são necessariamente finais e serão atualizados regularmente, se necessário. Sempre que se verifique uma alteração significativa será também comunicada diretamente aos inscritos na viagem.

DESCOBERTA DE MARROCOS

04 a 12 Abril 2020

VIAGEM CANCELADA
Após suspenderam todos as ligações aéreas e marítimas entre Espanha e Marrocos, no dia 14 de março, as autoridades marroquinas suspenderam também as ligações aéreas com Portugal e vários outros países europeus.


JAPÃO ANCESTRAL

10 a 26 Abril 2020

VIAGEM CANCELADA 
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. A maioria dos voos para o Japão estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições não permitem de todo realizar a viagem sem risco acima do aceitável e sem prejuízo da experiência de viagem.


MALÁSIA EXPRESS 

11 Abril a 26 Abril 2020

VIAGEM CANCELADA
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. A maioria dos voos para Singapura estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições não permitem de todo realizar a viagem sem risco acima do aceitável e sem prejuízo da experiência de viagem.


NA SELVA DO BORNÉU 

20 Abril a 06 Maio 2020

VIAGEM CANCELADA
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. A maioria dos voos para a Malásia estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições não permitem de todo realizar a viagem sem risco acima do aceitável e sem prejuízo da experiência de viagem.

DE MACHU PICHHU AO SALAR DO UYUNI 

01 Maio a 19 Maio 2020

VIAGEM CANCELADA
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. A maioria dos voos para Lima estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições no terreno não permitem de todo realizar a viagem sem risco acima do aceitável e sem prejuízo da experiência de viagem. 

EXPLORAÇÃO DA MONGÓLIA

6 a 23 Maio 2020

VIAGEM CANCELADA
Dia 9 de Março a Mongólia implementou medidas restritivas às entradas e saídas no país, suspendendo os voos da maioria dos destinos até 30 de Abril. Em consequência destas restrições, a emissão de vistos para a Mongólia está suspensa por tempo indeterminado.
Ao avaliarmos a operacionalização da viagem verificamos que as condições no terreno não permitem de todo realizar a viagem sem risco acima do aceitável e sem prejuízo da experiência de viagem.


TIBETE: NA ROTA DE SHANGRI-LA 

15 a 31 Maio 2020

VIAGEM  CANCELADA
A Região Autónoma do Tibete continua fechada sem garantias de reabertura por parte das autoridades chinesas. Embora essa região tenha uma incidência muito baixa de casos de coronavirus, a região de Xinning, onde se realiza a primeira parte da viagem, a incidência é maior. O facto de a viagem se realizar em território chinês agrava o risco, na eventualidade de vir a ser necessária alguma prestação de cuidados de saúde de qualquer ordem.

DESCOBERTA DE MARROCOS

23 a 31 Maio 2020

VIAGEM CANCELADA
Dado o impacto global que o virús Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. Os voos para a Marrocos estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições no terreno não permitem a operacionalização da viagem dentro dos padrões Nomad.

MUNDO MAIA

6 a 20 Junho 2020

VIAGEM  CANCELADA
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. Os voos para a Guatemala estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições no terreno não permitem a operacionalização da viagem.



MISTÉRIOS DE LADAQUE E CAXEMIRA

7 a 26 Junho 2020

VIAGEM  CANCELADA
Dado o impacto global que a doença Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. Os voos para a India estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições no terreno não permitem a operacionalização da viagem.


ROTA DA SEDA

7 a 24 Junho 2020

VIAGEM  EM AVALIAÇÃO
A China continua com a entrada de estrangeiros no país limitada. Teremos de aguardar por próximos desenvolvimentos e reavaliar as condições com mais proximidade da data da viagem. Embora a China esteja em grande recuperação dos casos de covid-19, ainda é cedo para podermos prever se a viagem poderá decorrer sem alterações de itinerário. Se as alterações forem necessárias procurarão ir sempre de encontro da segurança dos viajantes e do conceito da viagem.

TRANSIBERIANO

11 a 30 Junho 2020

VIAGEM  EM AVALIAÇÃO
A China e a Mongólia continuam com a entrada de enstrangeiros no país limitada. Teremos de aguardar por próximos desenvolvimentos e re-avaliar as condições com mais proximidade da data da viagem. No caso de vir a ser necessário realizar alterações na viagem estas podem ou não ser as que foram aplicadas na edição de Fevereiro, em função da propagação do coronavirus na região.

DO CABO A ZANZIBAR

11 a 30 Junho 2020

VIAGEM CANCELADA
Dado o impacto global que o virús Covid-19 atingiu, esta vaigem tornou-se inviável. Os voos para a África do Sul estão a ser cancelados e, mesmo que o trânsito da Europa para o destino fosse possível, as condições no terreno não permitem a operacionalização da viagem dentro dos padrões Nomad. 

PERGUNTAS FREQUENTES

É seguro viajar?
Na maior parte dos casos, sim. Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (WHO) e do Center for Deseases Control and Prevention (CDC) não há razão para deixar de viajar, embora devam ser tomadas precauções adicionais.
Há, no entanto, países para onde atualmente é recomendado evitar todas as viagens: China, Coreia do Sul, Itália e Irão.

Que precauções adicionais devo tomar para aumentar a segurança em viagem?
A Organização Mundial de Saúde tem diversos conselhos ao público com os cuidados de prevenção geral para se proteger no novo coronavirus que se aplicam também em viagem e explica, por exemplo, em que casos devem ou não devem ser usadas máscaras.
Tem também um esclarecimento sobre mitos relacionados com este tema.

O que pode levar a Nomad a cancelar uma viagem?
No contexto do panorama global do Covid-19 a Nomad vai cancelar viagens para destinos com recomendação das autoridades de saúde para não viajar até 31 de Maio.
Outras viagens poderão ter de ser canceladas por razões de força maior não imputáveis à Nomad, resultantes deste panorama global do Covid-19, como por exemplo o impedimento de entrada a turistas pelo país de destino. Essas viagens serão assinaladas na lista das viagens afetadas e aplicam-se as condições descritas abaixo.

O que acontece ao valor que paguei pela viagem?
No contexto descrito acima, os viajantes afetados poderão transferir a sua inscrição para qualquer outra viagem que tenha lugares disponíveis.
Em alternativa o viajante pode optar por guardar 100% do valor pago em crédito para se inscrever em qualquer viagem com data até 31 Dez 2022.

O que acontece ao valor que paguei pelos voos?
Em caso de cancelamento da viagem, estaremos disponíveis para lhe dar apoio durante o processo, embora dependa de cada viajante o contacto com as companhias aéreas, agência de viagens e/ou seguradoras.

O que acontece se algum dos viajantes ficar infetado com o Covid-19 durante a viagem?
Tal como com qualquer outra doença contagiosa que seja manifestada durante a viagem terão de ser despoletados os cuidados de saúde locais, de acordo com a política vigente localmente e com as recomendações da OMS.

O que devo fazer se regressar de viagem de uma zona que se tenha tornado de risco?
Deverão ser seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde.

O que é o Covid-19?
Destacamos dois artigos do Johns Hopkins Medicine sobre o que é este novo coronavirus e o que o diferencia do virus da gripe.


Para uma atualização diária, podes contactar-nos através do geral@nomad.pt ou 222 018 012.


Algumas fontes que permitem o acompanhamento da situação em termos globais:

Impacto do coronavirus pelo CDC nos destinos de viagem

Conselhos aos Viajantes da Secretaria de Estado das Comunidades

Conselhos aos Viajantes do Foreign Office do Reino Unido