Tiago Costa

Viajante de grandes espaços e culturas distantes.

O Tiago começou a fotografar aos 14 anos com a velha Canonet do pai, ao mesmo tempo que devorava todas as National Geographic Magazine que encontrava pelo caminho. 

A paixão pela natureza levou-o a ingressar nos escuteiros e, mais tarde, no Clube de Campismo do Porto, onde aprendeu a escalar. Foi monitor de atividades outdoor no Gerês, entrou para a Escola Nacional de Bombeiros e fez uma comissão no INEM. Uma breve passagem por um curso superior de engenharia confirmou aquilo que sentia desde sempre. O mundo era o seu lugar. É também nesta altura que publica reportagens de viagem no jornal Público e revista Visão, com passagens pela Rotas do Mundo, Blue Travel e Volta ao Mundo. 

Em 2007, em conjunto com o Pedro Gonçalves, cria a Nomad. Desde então, o Tiago continua a desenvolver o seu trabalho como repórter e director criativo de projectos documentais com colaborações que incluem a National Geographic Portugal, National Geographic Adventure, o Museu da Fundação Oriente, Museu de História Natural e da Ciência ou o World Wildlife Fund. 

A curiosidade continua a impeli-lo a partir à descoberta de novos locais e novas experiências. Quando não está em viagem divide o seu dia entre a Nomad e o Manifesto no Mercado de Matosinhos.

Viagens com
Tiago Costa