Bernardo Conde

Nada lhe dá mais prazer que mostrar o mundo aos outros

O interesse do Bernardo pela natureza foi desde cedo evidente, quando, na infância, se perdia a observar a imensa variedade de formas de vida que a Ria de Aveiro e o mar lhe davam a conhecer. Com a curiosidade pelo meio natural, cresceu também a paixão pela fotografia e pelas viagens que, em conjunto, completavam o imaginário construído pelos documentários, revistas e livros de fotografia de vida selvagem que absorvia avidamente.

Em 2010, saiu sozinho para percorrer a pé os mais de 800 km do Caminho Francês de Santiago, numa intensa experiência de um mês de mochila às costas. Alargou os seus horizontes pela Mongólia, Madagáscar, Tailândia, Laos e Cambodja. Apaixonou-se pela Islândia quatro vezes, entranhou-se com São Tomé e Príncipe e o seu leve leve. Adora fotografar, conhecer pessoas, partir de mochila às costas ou numa roadtrip, mas aquilo de que gosta mesmo é de conhecer o mundo a pé.

O Bernardo integra a equipa de líderes Nomad desde 2014. Quando não está a acompanhar os viajantes Nomad, dedica-se à dinamização do seu Centro de Fotografia Documental, em Aveiro, Trilhos da Terra.

Viagens com
Bernardo Conde