Ao longo da última década a Nomad tem perseguido um crescente profissionalismo da actividade de guia, alinhando a sua actuação com os padrões internacionais de qualidade e segurança. Apoiamos por isso a nossa equipa no esforço contínuo de aprendizagem. Após a entrada na equipa cada guia tem acesso a um plano formativo, que o leva a atingir os padrões de qualidade e segurança necessários para evoluir como guia.
Guias de Montanha e Outdoor
Explora o Mundo
Fundada em 2007, a Nomad é uma agência de viagens de aventura especializada em descoberta cultural e experiências outdoor. Com uma equipa de mais de vinte líderes de viagem e guias experientes, acompanhamos anualmente mais de mil viajantes em diferentes geografias, entre cidades históricas, montanhas remotas e paisagens naturais singulares.
Trabalhamos exclusivamente para o público português e desenhamos cada programa com um propósito claro: explorar o Mundo através do contacto direto com a natureza e com as culturas locais.
O que procuramos num guia
Procuramos pessoas com experiência em trekking e desportos de outdoor, e com vontade de construir uma carreira como guia, mesmo que em regime part-time. Valorizamos perfis apaixonados, com competências sociais sólidas, inteligência emocional e confiança para liderar e gerir grupos em contexto de viagem. A experiência prévia de viagem é uma mais-valia.
Damos o mesmo peso às competências técnicas e às competências humanas, porque é desse equilíbrio que nasce uma boa liderança em montanha.
Gostavas de fazer parte desta equipa?
OS NOSSOS GUIAS

Tiago Costa
Viajante de grandes espaços e culturas distantes
Da inóspita Patagónia aos gigantes dos Himalaias, passando pelo isolamento do Alasca, o Tiago tem dedicado as últimas duas décadas a guiar grupos por alguns dos espaços mais selvagens e remotos do planeta.
A sua paixão pelos desportos de montanha começou ainda na adolescência, com a escalada em rocha, um ponto de partida que rapidamente evoluiu para um fascínio pelas grandes jornadas de exploração. Este espírito aventureiro já o levou a atravessar a Amazónia, embarcar numa expedição de rafting no Jalapão e tentar a travessia de bicicleta do deserto do Sara.
Tiago obteve a certificação como Wilderness First Responder, complementando a sua formação em Busca e Salvamento em Avalanche pelo American Institute for Avalanche Research and Education, sendo também Guia Auxiliar de Canyoning, certificado pela International Canyoning Academy. Foi ainda um dos participantes da Arc’teryx Alpine Academy, onde recebeu formação em Progressão em Glaciar e Medicina de Altitude.
Faz parte da equipa residente da Nomad desde 2007, onde, para além de atuar como guia, coordena o produto de montanha e outdoor.

Rita Caetano
Profundamente apaixonada pela natureza, fazendo disso um trabalho a tempo inteiro
As caminhadas pela Europa começaram cedo, depois veio o Trekking e a Escalada e pelo meio andou o Triatlo e o BTT. Em comum têm o desafio em espaços naturais, através da exploração de novos lugares e da superação física e mental.
Depois de experienciar viagens em autonomia, como a travessia completa dos Pirenéus e a Tour do Monte Branco, a Rita descobriu que o nosso corpo é capaz de fazer coisas incríveis e que nestes lugares chegamos às mais puras realizações acerca da simplicidade da vida.
Formada em Desporto de Natureza e Turismo Ativo, a rotina da Rita alterna geralmente entre guiar grupos e descobrir novas montanhas na sua carrinha. Um dos seus grandes objetivos de vida é descobrir a forma mais sustentável de ser minimalista para assim contribuir para a preservação da natureza e chegar às coisas que a fazem realmente feliz.

Ruben Lopes
Do mar aos cumes, quer sentir a Natureza no seu estado mais puro
Venho de uma pequena aldeia no litoral oeste de Portugal, onde desde cedo desenvolvi um profundo gosto por atividades rurais e em contacto com a natureza. Formei-me em Turismo de Ar Livre, o que abriu as portas para uma profissão de guia, onde descobri uma das minhas maiores paixões: partilhar conhecimentos sobre culturas e tradições. Já fui guia de kayak e snorkeling, e também de bicicleta pela costa atlântica. Recentemente, apaixonei-me pelo frio do Ártico, o que me levou a passar o último inverno na Lapónia Finlandesa.

António Luís Campos
Fotógrafo ávido por contar histórias
Amante do trekking e da montanha, o António viveu nos Pirenéus, em Espanha e depois na Polónia, conhecendo a fundo a Europa Central. Cruza o mundo da reportagem fotojornalística com a profunda paixão pela natureza e pela exploração.
Guia de trekking na Nomad desde 2011 é também colaborador da National Geographic desde 2003, sente-se atraído pelo isolamento das paisagens insulares e pelos vastos horizontes alpinos.
Recentemente empreendeu uma série de viagens a várias cadeias montanhosas em diferentes continentes, incluindo Himalaias e Andes, com ascensões a cumes acima dos 6000 de atitude. É também um entusiasta de viagens invernais, o que o levou à montanha Storvatteshagna, no coração da Suécia.

Ruben Antunes
Um profundo desejo de descoberta e exploração
Desde muito cedo que a descoberta e exploração de espaços naturais é um dos grandes fascínios do Ruben. Cresceu ao lado da Serra da Estrela e rapidamente foi cativado pelos desportos outdoor, iniciando-se no trekking e na escalada durante a adolescência.
É durante a sua licenciatura em Ciências do Desporto que se inicia no esqui alpino. Atualmente, é instrutor de esqui e tem passado as últimas temporadas invernais pelas montanhas de Espanha. Além do seu trabalho enquanto instrutor, está a realizar um Doutoramento na área do Desporto Outdoor, e é também Guia Auxiliar de Canyoning, formado pela International Canyoning Academy.
Desde os Alpes até ao Quirguistão, o Ruben procura usar o trekking de travessia como ferramenta para a exploração e imersão em novos locais.

Nuno Vareta
Guiado pelas montanhas, empenhado em ser a mudança que quero ver no mundo
A paixão pela aventura despertou cedo, a explorar trilhos e florestas de bicicleta. Mais tarde, o canyoning foi a sua porta de entrada para os desportos de natureza e a sua primeira experiência como guia.
Durante uma estadia nos Balcãs, descobriu o fascínio pelos desportos de inverno, o que o levou a mudar-se para uma vila nos Alpes. Aí tornou-se instrutor de snowboard e, mais tarde, instrutor de ski no Japão, onde passou uma temporada a desfrutar da que muitos consideram a melhor neve do mundo. Nos últimos anos, tem dividido os invernos nos Alpes Suíços com o verão em destinos como a Eslovénia, Itália, Alemanha, Noruega e Japão.
Nuno possui certificação Wilderness Advanced First Aid, formação em busca e salvamento em avalanche pela Avalanche Canada, é instrutor de snowboard pela Irish Association of Snowsports Instructors e de ski pela New Zealand Snowsports Instructors Alliance, guia de canyoning pela International Canyoning Academy e Trip Leader Class III pela International Rafting Federation.
Guiado pelo respeito para com a natureza e pela vontade de partilhar, o Nuno procura inspirar mudança e proporcionar experiências inesquecíveis em cada passo que dá.

Eduardo Costa
O Eduardo lidera há quase uma década viagens de trekking e bicicleta em diferentes regiões do mundo. A aventura começou cedo, com a curiosidade despertada pelos documentários de Jacques Cousteau — e uma vontade crescente de descobrir o que existia para lá do mapa. Estudou Relações Internacionais, viajou a solo durante o Erasmus e regressou a Portugal à boleia — uma travessia que reforçou o impulso de continuar a explorar. A sua primeira grande jornada a solo foi no Nepal, numa experiência transformadora que moldou a forma como encara o mundo e a aventura.
É certificado como Wilderness First Responder pela NOLS, formação que complementa com anos de prática no terreno. Tem o Paquistão e o Árctico canadiano na mira. E atravessar África, de norte a sul, continua a ser um sonho por cumprir.
Criar as melhores viagens de aventura, inspirar a comunidade através da viagem e usar o negócio para causar um impacto positivo no planeta.
a nossa missão