Trainspot

Evento Comunitário dinamizado pelo Mateus Brandão

10 a 12 de Outubro 2025

Na esquecida Linha do Leste, entre carris inativos, sobreiros e a memória dos comboios fronteiriços, fica a Beirã — uma aldeia do concelho de Marvão, onde o tempo abranda e o Alentejo mostra o seu lado mais íntimo.

É aí que nos reunimos neste início de outono, na antiga estação ferroviária — hoje convertida na acolhedora TrainSpot Guesthouse — para um fim de semana que cruza natureza, património e convívio.

Chegamos ao fim do dia 10 (sexta-feira), já depois do jantar, prontos para abrandar o ritmo e escutar o silêncio da raia. No sábado, partimos numa manhã dedicada aos segredos dos cogumelos com um passeio micológico guiado, entre carvalhais e trilhos outonais. À tarde, exploramos os caminhos férreos adormecidos, com um passeio de railbike numa secção inativa da linha — um olhar diferente sobre a paisagem e a história da ferrovia.

No domingo, despedimo-nos com uma visita guiada ao castelo de Marvão, um dos mais impressionantes miradouros da raia, entre muralhas e horizontes que se estendem até Espanha.

O programa tem um custo de 320€ e inclui 2 noites de alojamento no TrainSpot Guesthouse, passeio micológico, passeio de railbike, visita guiada ao castelo de Marvão e um jantar de grupo no Sábado.

Anfitrião do Evento

Mateus Brandão

Apaixonado pelas grandes viagens de comboio

Foi no inverno de 82, quando tinha apenas duas semanas de vida, que o Mateus viajou pela primeira vez de comboio, não fazendo a mínima ideia de que essa viagem lhe marcaria o futuro de forma tão incisiva. Licenciou-se em Arquitetura, mas o apelo da partida chamava cada vez mais alto. Então, partiu. Fez alguns interrails pela Europa, seguiu-se depois uma incursão por Marrocos e por fim percorreu todas as vias férreas de Portugal. Era altura de algo maior. 

Pegou na mochila e foi para o ponto mais a norte da Europa, com o intuito de descer, por terra e sempre que possível recorrendo ao comboio, até ao ponto mais a sul de África. Foram sete meses de uma viagem solitária, que lhe transformaria a vida. O livro Destino: Sul surge como resultado dessa odisseia por três continentes e 20 países, entre a Noruega e a África do Sul. Não satisfeito, seis meses depois de regressar, parte novamente, desta feita a pé e na companhia do irmão, num périplo de nove semanas, de norte a sul de Portugal.

Com a sua entrada para a equipa de líderes Nomad, as viagens tomaram conta do seu dia a dia. Neste momento, passa mais de metade do ano a bordo de uma carruagem, em boa companhia. E é isso que o faz feliz!

Expresso do Oriente

Com Mateus Brandão 24 abr a 04 maio 2026

“ Embarcar nesta viagem é agarrar a oportunidade de ... ”

Diana M.

Saber mais >

Eventos Nomad

Junta-te à nossa comunidade e participa no próximo evento.
Consultar agenda >