De Comboio pelo Douro

Evento Comunitário dinamizado pelo Mateus Brandão

13 e 14 Junho ou 17 e 18 de Outubro

Considerada uma das linhas ferroviárias mais impressionantes do mundo, a Linha do Douro é uma experiência imperdível. Serpenteando ao longo do rio, quase tocando a água, revela de perto as vinhas em socalcos, tão características da região. Este percurso leva-nos desde a emblemática estação de Campanhã, no Porto, numa viagem até ao fim da linha, na confluência do Rio Sabor, no Pocinho.

Com partida e regresso ao Porto, seguimos o curso do Douro num ritmo tranquilo, deixando que o olhar se perca entre vinhas, socalcos e os reflexos dourados no rio. A bordo do comboio MiraDouro da CP, viajamos com tempo, saboreando o território não apenas através da janela, mas também à mesa, em refeições que homenageiam os sabores locais.

No primeiro dia, faremos uma pausa para sentir o rio mais de perto, num passeio de barco entre o Ferrão e a foz do Tua. Um momento para tocar as águas do Douro e mergulhar no seu silêncio. Continuamos depois até ao Pocinho, o limite atual da linha, onde os carris parecem dissolver-se na paisagem. A noite será passada em Murça (VN de Foz Côa), entre oliveiras centenárias e o sossego da margem sul. Se o calor convidar, haverá ainda tempo para um mergulho na piscina.

Na manhã seguinte, visitamos o Museu do Côa, onde a arte rupestre revela o quotidiano das primeiras comunidades humanas do vale do Côa, revelando histórias de milhares de anos gravadas na pedra. Depois, regressamos ao Porto embalados pelo compasso sereno do comboio, com a sensação de termos viajado não só pelo Douro, mas também pelo tempo.

O programa tem um custo de 320€ e inclui viagens de comboio, transfers durante o programa, 1 noite de alojamento, passeio em barco e entrada no Museu do Côa e Parque Arqueológico. Exclui refeições.

Anfitrião do Evento

Mateus Brandão

Apaixonado pelas grandes viagens de comboio

Foi no inverno de 82, quando tinha apenas duas semanas de vida, que o Mateus viajou pela primeira vez de comboio, não fazendo a mínima ideia de que essa viagem lhe marcaria o futuro de forma tão incisiva. Licenciou-se em Arquitetura, mas o apelo da partida chamava cada vez mais alto. Então, partiu. Fez alguns interrails pela Europa, seguiu-se depois uma incursão por Marrocos e por fim percorreu todas as vias férreas de Portugal. Era altura de algo maior. 

Pegou na mochila e foi para o ponto mais a norte da Europa, com o intuito de descer, por terra e sempre que possível recorrendo ao comboio, até ao ponto mais a sul de África. Foram sete meses de uma viagem solitária, que lhe transformaria a vida. O livro Destino: Sul surge como resultado dessa odisseia por três continentes e 20 países, entre a Noruega e a África do Sul. Não satisfeito, seis meses depois de regressar, parte novamente, desta feita a pé e na companhia do irmão, num périplo de nove semanas, de norte a sul de Portugal.

Com a sua entrada para a equipa de líderes Nomad, as viagens tomaram conta do seu dia a dia. Neste momento, passa mais de metade do ano a bordo de uma carruagem, em boa companhia. E é isso que o faz feliz!

Eventos Nomad

Junta-te à nossa comunidade e participa no próximo evento.
ver agenda >