Detalhes da Viagem

Siga-nos > Facebook Twitter
Descoberta Cultural

Descoberta de Marrocos
com Carlos Carneiro

Marrocos

Do passado das rotas comerciais entre África, Europa e o Médio Oriente, Marrocos surge de uma infindável fusão de culturas, enriquecida por uma gastronomia, arquitetura e estilo de vida que foram moldados ao longo dos séculos por estas diversas influências. Esta viagem dá-lhe num curto espaço de tempo uma visão completa do país. De Fés a Marraquexe passando pelo deserto, explore um país autêntico e descubra a hospitalidade Berbere. Negoceie nos mercados, fique alojado nas medinas e percorra as mais belas paisagens do grande Sul. Para nos deslocarmos recorremos a um jipe, que nós dá toda a flexibilidade para melhor explorar a região, num percurso descrito como uma das "Unforgettable Journeys to Take Before You Die" da Firefly Books.

Percurso: 

Dia 1 Chegada a Fés
Dia 2 Fés
Dia 3 Médio Atlas e Vale do Ziz
Dia 4 Deserto do Sara e Caravana de Camelos
Dia 5 Aldeia de Tamgroute
Dia 6 Vale do Draa e Kasbah Ait Ben Haddou
Dia 7 Atlas, Kasbah Telouet e Marraquexe
Dia 8 Marraquexe
Dia 9 Marraquexe e voo de regresso

Destaques: 

- Parta numa caravana de camelos
- Deambule pela medina de Fés
- Viaje num 4x4 pelos caminhos menos percorridos
- Passe uma noite no deserto, em acampamento nómada
- Encante-se com o exotismo de Marraquexe

Perguntas frequentes: 

Esta viagem permite alojamento individual?
Não. Isto deve-se ao facto de recorrermos a hotéis de estrutura familiar, de pequenas dimensões, em que se torna impossível garantir que todos os participantes pudessem ficar em quarto individual, caso o desejassem. O que perdemos em número de quartos, ganhamos em autenticidade e de proximidade com a cultura local. A partilha de quartos é prática habitual das viagens Nomad. Ao inscrever-se nesta viagem, partilhará quarto um participante do mesmo sexo.

Para esta viagem, não é necessário visto?
Para os portugueses, o visto para Marrocos é obtido no aeroporto, à chegada ao país. Não tem custos, apenas terá que apresentar o seu passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de fim da viagem.

É preciso levar algum material ou equipamento para a noite em acampamento?
O acampamento que consta neste programa é um acampamento berbere, permanente. Não necessita, por isso, de transportar consigo qualquer material de acampamento para esta viagem (com a exceção do seu saco-cama).

Qual é o valor estimado para despesas com alimentação?
Os almoços e jantares não estão incluídos (excepto o jantar no deserto). Estimamos um gasto diário com a alimentação de cerca de 15 Euros por dia.

Como são os alojamentos?
Com a Nomad, a escolha dos alojamentos é encarada de forma muito criteriosa, para que a nossa selecção tenha o equilíbrio perfeito entre o contacto com a cultura visitada, o conforto necessário e a facilidade da própria viagem.
Em Marrocos a escolha do alojamento privilegia pequenos estabelecimentos, alguns de carácter familiar, todos excelentemente bem localizados. Seja no coração da medina de Fés, no sopé das dunas do Sara ou a poucos metros da praça Jemna el Fna.
Em Fés ficamos alojados numa pequena riad junto à Porta Azul, com quartos de camas separadas e casa de banho que pode ser partilhada. Em Merzouga, à entrada do deserto, passamos a noite num albergue com piscina e quartos para duas pessoas com casa de banho privativa. Daqui partimos para o acampamento Berbere no deserto, onde dormimos, usando saco cama, numa tenda. Este acampamento não dispõe de casa de banho.
Seguindo viagem o próximo alojamento é o único disponível nesta aldeia, no entanto mantém-se acima dos padrões esperados: quartos com camas separadas, alguns com casa de banho privativa, outros com casa de banho partilhada. Os dois últimos alojamentos desta viagem assemelham-se a um "hotel três estrelas" europeu: quartos para duas pessoas com casa de banho privativa.
As nossas escolhas de alojamento são, sobretudo, centrais ou muito bem localizados, de forma a facilitar as deslocações previstas no programa, e vamos ser acolhidos por um staff muito amigável, já muito acostumado e sempre caloroso com os nossos grupos de viagem.
Tendo em conta as características dos nossos programas, não podemos garantir que não existam alterações de última hora. Contingências normais de uma viagem aventura, que estamos habituados a resolver. No entanto, podemos garantir que usamos sempre hotéis que, apesar de simples, estão muito bem localizados. Podem não ter o luxo de um resort, mas completam a emoção de explorar um país diferente. No final, os nossos viajantes referem-se a eles como parte integrante da sua viagem. Além de proporcionar experiências mais ricas do que nos limitarmos à utilização de hotéis padronizados estamos, assim, a apoiar as economias locais e a contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento das regiões que visitamos. Em suma, com as viagens Nomad, não vai para hotéis internacionais de 5 estrelas, mas acredite que as nossas escolhas fazem parte de uma experiência 5 estrelas.

O grupo viaja todo junto?
Não, o ponto de encontro é sempre no destino. Assim tem a flexibilidade de escolher o horário de voo que mais lhe agradar.

Como é que se faz a reunião do grupo à chegada, uma vez que os voos são marcados de forma individual?
Quer marque o voo por si ou através de nós e independentemente do seu ponto de partida, nós ficaremos com os detalhes de voo de cada participante de modo a podermos passá-los ao Líder Nomad. Assim, ele estará a par do horário de chegada de cada um e estará à sua espera.

Podem reservar-me os voos?
Sim, pode tratar de todos os seus voos com a nossa agência. O voo não está incluído no preço da viagem para que possa ter a flexibilidade de escolher onde quer comprar o voo (atualmente há boas ofertas em motores de busca on-line como o eDreams) e de onde quer partir.

Posso inscrever-me sozinho?
Sim, maior parte dos nossos viajantes viaja sozinho.

Com quem irei partilhar a minha viagem, como são os viajantes Nomad?
Os viajantes Nomad têm todos um grande interesse comum: as viagens. É uma evidência, mas indica imediatamente que são pessoas curiosas, ativas, com gosto por conhecer, explorar e, sobretudo, encontrar uma visão diferente e uma atitude sustentável em relação aos lugares que visitam ou que percorrem. Como de uma característica de espírito se trata, é natural que seja transversal a qualquer faixa etária dos 20 aos 80 anos, e independente dos cargos ou estatutos que se possam ter na vida profissional. São pessoas que procuram a aventura e a descoberta e, por isso, têm uma atitude descontraída face aos imprevistos que possam surgir e preferem o contacto com os costumes locais ao conforto burguês das cadeias internacionais de hotéis ou restaurantes. São, sobretudo, pessoas que se inscrevem a maior parte das vezes de forma individual, e que esperam levar, no fim de cada viagem, a recordação de momentos inesquecíveis entre um grupo de novos amigos.

Itinerário detalhado: 

Dia 1 - Chegada a Fés
Este dia está reservado para o voo entre Portugal e Marrocos.
À sua espera no aeroporto de Fés está o nosso líder que o leva para o hotel. Capital cultural e religiosa de Marrocos, Fés foi uma das suas cidades Imperiais. O nosso alojamento situa-se na zona antiga da cidade, naquela que é uma das maiores medinas do mundo (crê-se que a maior zona contínua sem carros do planeta). À noite jantamos numa das muitas explanadas que preenchem a praça junto à Porta Azul.

Alimentação: -
Alojamento: Riad

Dia 2 - Fés
A nossa primeira manhã em Fés é dedicada à visita da sua medina. Vibrante, fascinante, esmagadora e exótica são apenas alguns dos adjetivos para este labirinto de ruas que fervilha de vida. Deambulamos pelos diversos souks, visitando pelo caminho os ícones culturais da cidade. Na época medieval Fés ergueu-se um dos grandes centros de educação do mundo, tanto islâmica como judaica. As suas madrassas (escolas islâmica) e bibliotecas são lendárias, assim como as suas mesquitas. Exemplo disso é a universidade Karaouine, a mais antiga do mundo.
À tarde tem tempo livre para explorar a medina ao seu passo, perca-se nos bazares, beba um chã num terraço... Ao anoitecer vamos até à praça fazer como os Fassi, beber um sumo de laranja, comer cajus ou amendoins e ver a vida a passar...

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Riad

Dia 3 - Médio Atlas e Vale do Ziz
A viagem segue para sul já nos jipes, através do Médio Atlas até ao deserto.
Percorremos uma grande variedade de paisagens. Da floresta de cedros aos imensos palmeirais, descemos o vale do Ziz (um dos maiores de Marrocos) até avistarmos as dunas do Sara. Chegamos ao nosso alojamento ao fim do dia, um simpático hotel integrado numa pequena aldeia na orla das dunas.

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Hotel

Dia 4 - Deserto do Sara e Caravana de Camelos
Da porta do nosso alojamento o deserto do Sara estende-se até ao horizonte. Pela manhã caminhamos pelo oásis e pela aldeia onde o nosso albergue está inserido, aprendendo como o povo Berbere vive neste ambiente tão austero.
No fim da tarde seguimos numa caravana de camelos pela antiga rota que seguia até Timbuktu no Mali (realizada em 52 dias de camelo). Nós ficamos um pouco mais perto. Após cerca de 2 horas chegamos ao nosso acampamento, mesmo a tempo de ver o pôr-do-sol rodeados pelas dunas. Jantamos sob um céu carregado de estrelas e dormimos neste pequeno oásis num acampamento Berbere. Partilhe a fogueira com os nossos guias e cozinheiros, e aprenda a sua cultura enquanto os escuta contar as suas histórias.

Alimentação: Pequeno-almoço, Jantar
Alojamento: Acampamento Berbere

Dia 5 - Aldeia de Tamgroute
Acordamos a tempo de subir ao topo das dunas para ver o nascer do sol. Depois, regressamos com os camelos ao albergue onde nos espera o nosso jipe para nos levar até outra das "portas" do deserto, junto às dunas de Tinfu. Percorremos a hammada, um terreno desértico, por uma pista de terra até à remota aldeia de Tamgroute. Uma vez mais o nosso albergue situa-se num oásis dentro da aldeia. Passamos as últimas horas do dia a deambular pela aldeia.

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Hotel

Dia 6 - Vale do Draa e Kasbah Ait Ben Haddou
Hoje percorremos um dos mais belos vales de Marrocos. Partimos à descoberta das aldeias que se escondem ao longo do palmeiral do vale do Draa. Seguindo o curso do rio que alimenta toda a vida em seu redor. A meio da tarde chegamos à cidadela de Ait Ben Haddou, um dos melhores e mais bem preservados kasbahs, que ainda é habitado por 10 famílias. Tendo sido também cenário de inúmeros filmes (como Gladiador e Lawrence da Arábia).

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Hotel

Dia 7 - Atlas, Kasbah Telouet e Marraquexe
Uma estrada através do Atlas leva-nos até Marraquexe. A paisagem grandiosa e avassaladora impede-nos de abandonar a janela por um minuto. A caminho visitamos o kasbah de Telouet, antigo lar do poderoso Sultão Glaoui. Este kasbah foi considerado pela Lonely Planet como um melhores "segredos" de Marrocos.
Chegamos ao fim da tarde ao nosso alojamento em Marraquexe, uma pequena riad mesmo junto à praça Jemaa el Fna. Considerada por muitos como uma das mais belas do mundo, a praça Jemaa el Fna ganha vida todas as noites com encantadores de serpentes, músicos, contadores de histórias e centenas de pequenos restaurantes ao ar livre.

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Riad

Dia 8 - Marraquexe
O dia é totalmente dedicado a desfrutar em pleno desta encantadora cidade. Exploramos a medina - os seus souks são óptimos locais para colocarmos à prova as nossas capacidades de negociação - e visitamos os Jardins Majorelle. À noite deliciamo-nos com um jantar de despedida na praça.

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: Riad

Dia 9 - Marraquexe e voo de regresso
De acordo com os horários de voo levamo-lo ao aeroporto.
Fim dos nossos serviços e voo de regresso.

Alimentação: Pequeno-almoço
Alojamento: -

Inclui:
- Alojamento durante todo o programa
- Transporte em 4x4
- Caravana de camelos
- Acompanhamento de líder Nomad
- Transferes de aeroporto
- 8 Pequenos-almoços, 1 Jantar

Exclui:
- Voos
- Alimentação (cerca de 15€/dia)
- Actividades extra
- Extras pessoais (bebidas, telefone, etc)
- Gratificações
- Seguro pessoal
- Entradas em monumentos

Deixe o seu comentário

Impacto Cultural > Moderado
Estará exposto a costumes e gastronomia diferentes da que está habituado, mas não sentirá grandes dificuldades de adaptação.
Esforço físico > Ligeiro
Viagens com atividades acessíveis a todos.
Zona de Conforto > Moderado
Alojamentos simples, mas asseados. Os transportes reúnem as condições mínimas de comodidade.

Resumo de Viagem

Duração da viagem: 
9 dias
Alojamento: 
Hotel (3 noites), Riad (4 noites), Acampamento Berbere (1 noite)
Atividades: 
Descoberta cultural, Caravana de camelos
Inscrições: 

Min: 4       Max: 11

Voos (não incluídos)

Valor indicativo
300€

Próximas datas

  • 8 a 16 Nov 2014
    780€
  • 29 Nov a 7 Dez 2014
    780€
Ver todas as datas

Testemunho

“Aqui tão perto e tão diferente. É um país exótico que desperta os nossos sentidos." Lucinda P.

Líder Nomad

Carlos Carneiro

Procura o lado mais simples da vida.


Ajuda